Asaprev Comemora 30 anos em Grande Estilo

Asaprev Comemora 30 anos em Grande Estilo

Por Indira Naiara

 Em uma manhã emocionante, a Asaprev/Casa do Aposentado comemorou os seus 30 anos de existência durante uma Sessão Especial realizada na última sexta-feira (16), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. O evento, iniciativa do vereador Everaldo Augusto, contou com a participação de cerca de 300 pessoas e homenageou diversas personalidades que contribuíram de forma grandiosa com a luta dos aposentados da Bahia, em especial, Gilson Costa, fundador da Asaprev e pai do atual presidente da instituição, que faleceu há cinco anos.

Logo na chegada, os participantes foram recebidos com um delicioso café da manhã. Para abrir a sessão, os músicos da Escola Irmãos Macedo levantaram o público com um repertório repleto de clássicos da Música Popular Brasileira como: Brasileirinho, Pombo Correio, Vassourinhas, Taiane, Dia de Carnaval, Chame Gente, dentre outros.

Aroldo Macedo, criador da Escola que completou 10 anos neste mês, agradeceu aos participantes do evento pela recepção calorosa e parabenizou a Asaprev pelos seus 30 anos. Ao final da apresentação, os músicos, juntamente com a plateia cantaram parabéns para o presidente da Casa do Aposentado, Marcos Barroso e para o vereador Everaldo Augusto, que aniversariaram também no dia.

O vereador Everaldo Augusto foi responsável pela abertura da Sessão Especial. Em seu discurso, o edil enalteceu a Asaprev e o legado do seu fundador, Gilson Costa. “Asaprev representa um dos setores mais importantes da nossa sociedade. Então, esta é uma homenagem mais do que justa, pois reconhece não somente a importância da Asaprev, como também de outras entidades que lutam em defesa dos direitos dos aposentados”, afirma Augusto.

O vereador ainda aproveitou o momento para ressaltar que além de comemorar as conquistas da Asaprev durante esses 30 anos, a homenagem também era uma forma de refletir os novos desafios que os aposentados têm pela frente.

A presidente da Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia (Feasapeb), Marise Sansão, destacou a importância de Gilson Costa para os aposentados da Bahia e do Brasil. “Gilson Costa alavancou a luta dos aposentados na Bahia e levou as reivindicações desta categoria para o Brasil. Mesmo não estando mais presente entre nós, suas ideias continuam vivas influenciando e motivando a nossa luta”, destaca Marise.

O diretor da Associação dos Trabalhadores, Aposentados e Pensionistas da Petrobras (Astape), Gileno Pinho, foi outro que destacou o legado deixado por Gilson Costa e parabenizou Marcos Barroso pelo trabalho que vem realizando a frente da Asaprev. Pinho aproveitou a oportunidade para sugerir uma maior aproximação entre as entidades que representam os aposentados a fim de que a luta desta categoria ganhe mais força.

Outro discurso bastante reverenciado foi o do diretor do Sindipetro, Astério Costa. Ele, que junto com Gilson Costa foi um dos pioneiros na luta dos aposentados da Bahia, pediu que todos os presentes fizessem um minuto de silêncio em homenagem ao fundador da Asaprev. Em sua fala, Astério ressaltou a importância da senhora Eulina, viúva de Gilson, no apoio a causa dos aposentados e lembrou diversas conquistas como a lei que permitiu que os aposentados recebessem o mesmo salário que recebiam no período em que trabalhavam.

A deputada federal Alice Portugal também esteve presente no evento e ressaltou a importância da Sessão Especial. “Esta é uma sessão memorável e uma homenagem extremamente justa a uma entidade pioneira na luta em defesa dos direitos dos aposentados. Marcos Barroso traz consigo toda a história de luta da Asaprev e representa a continuidade de um ideal e de uma luta que trará mais conquistas de direitos e dignidade para os aposentados da Bahia”, afirma a deputada.

Com um discurso inflamado em defesa dos direitos dos aposentados, das mulheres e do fortalecimento da Previdência, a deputada foi aplaudida de pé pelos presentes. “O Gilson foi um companheiro de luta que levantou alto a bandeira dos aposentados e da previdência e que foi às ruas mesmo não sendo mais um garoto. A Previdência é a maior política pública que um país pode ter, pois ela permite que os aposentados possam viver com dignidade.”

Muito emocionado, Marcos Barroso encerrou a sessão. O presidente da Casa do Aposentado agradeceu a todos pelas palavras em homenagem ao seu pai e ressaltou a importância da união para o fortalecimento da luta dos aposentados. “Ainda que meu pai tenha sido o idealizador, nada teria sido concretizado sem a participação de todos que estão aqui presentes. Foram 30 anos de conquistas e para que possamos ter mais êxito na nossa luta é necessário que a população reivindique os seus direitos, pois é somente através do exercício da cidadania que a transformação da nossa realidade será possível”, disse Barroso.

O presidente da Asaprev ainda aproveitou a presença dos representantes do poder legislativo no evento para cobrar uma maior participação do poder público na criação de mais projetos que defendam os direitos dos aposentados.

 

Também fizeram parte da mesa debatedora o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados – Regional Bahia, Nilson Bahia; 1ª Diretora da Confederação Brasileira dos Aposentados (Cobap), Josepha Britto; o deputado estadual, José de Arimatéia; Conselho Municipal do Idoso (CMI), representado pelo gerente executivo do INSS, Luís Cláudio Sena; Laise Leite; Defensoria Pública do estado da Bahia.

 

 

 

 

 

 

 


ASAPREV-BA / Casa do Aposentado
Rua da Mangueira, 55, Mouraria - Nazaré
Salvador-BA, CEP: 40.040-400