INSS prorroga obrigatoriedade da Prova de Vida e anuncia nova etapa digital para o procedimento

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, anunciou, na última terça-feira (23), que a obrigatoriedade da Prova de Vida anual para os beneficiários do INSS seguirá suspensa até o fim de abril. O pronunciamento foi feito em transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, no YouTube.

 

Suspensa desde março do ano passado em razão da pandemia do coronavírus, a Prova de Vida permaneceria suspensa, de acordo com decreto publicado em 20 de janeiro, até o término deste mês. Após a declaração de ontem, o prazo foi prorrogado até e a prova deverá ser realizada em maio. “5,3 milhões não fizeram a prova de vida no ano passado e não tiveram nenhum problema. A partir de maio, volta a ser obrigatória. Até lá, quem não fez pode fazer pelo meio digital”, afirmou Rolim.

 

Apesar da nova prorrogação da obrigatoriedade da Prova de Vida, o INSS incentiva que os beneficiários regularizem a situação assim que possível, para evitar possíveis transtornos. A nova etapa de expansão da Prova de Vida por biometria facial também foi anunciada ontem, durante a transmissão ao vivo, pelo presidente do INSS. Nessa fase que teve início ontem (23), 5,3 milhões de beneficiários poderão realizar o procedimento por biometria facial através do aplicativo meu.gov.br.

Saiba mais acessando o link: https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/prova-de-vida/inss-amplia-e-simplifica-prova-de-vida-digital

Confira passo a passo da realização da prova de vida digital: https://www.gov.br/inss/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/tutoriais/passo-a-passo-da-prova-de-vida-digital

 

Fonte: COBAP


ASAPREV-BA / Casa do Aposentado
Rua da Mangueira, 55, Mouraria - Nazaré
Salvador-BA, CEP: 40.040-400