Antecipação do 13º dos aposentados é confirmada para maio

O presidente Jair Bolsonaro assinou, na última terça-feira (4), decreto que antecipa o pagamento do 13º dos aposentados e pensionistas da Previdência Social. De acordo com a secretaria da Presidência, o pagamento deverá ocorrer em duas parcelas: em maio e em junho. A medida deverá ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (5).
Anunciada em fevereiro e prevista inicialmente para março, a antecipação do 13º dos aposentados foi adiada devido a impasses na aprovação do Orçamento deste ano. “Sempre batalhamos pela antecipação, mas especialmente nessa crise causada pela pandemia, a aposentadoria tem sido o sustento de milhares de famílias que estão passando por necessidades”, lembra o presidente da COBAP, Warley Martins Gonçalles.
A medida não implica impacto orçamentário e deverá injetar R$ 52,7 bilhões na economia do país. Segundo o Ministério da Economia, além de beneficiar pessoas idosas, portadoras de doenças e invalidez, a antecipação vai estimular a economia após o impacto financeiro causado pela pandemia do coronavírus.
Fonte: Cobap