Aprovada emenda que aplica reajuste do mínimo a aposentadorias e pensões

Na noite desta quarta-feira, 24 de junho, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 206 votos a 179, emenda à Medida Provisória 672/15, que estende os aumentos do salário mínimo aos demais benefícios da Previdência Social (aposentadorias e pensões) acima desse valor.

Os deputados federais já haviam aprovado o texto-base da Medida Provisória, que mantém as atuais regras de reajuste do salário mínimo para o período de 2016 a 2019. O reajuste é calculado pela soma da variação da inflação (INPC) e do Produto Interno Bruto (PIB).

A emenda salvadora é de autoria conjunta do senador Paulo Paim e dos deputados Arnaldo Faria de Sá e Paulinho da Força.

O presidente Warley Martins comemorou a aprovação da emenda e agradeceu os parlamentares que se mantiveram fiéis e não cederam as pressões governistas.

Mais uma vez, a COBAP se fez presente em Brasília durante as votações, levando dezenas de aposentados às galerias da Câmara dos Deputados, liderados pelos dirigentes Luiz Adalberto da Silva e Gilso da Costa Mattos.

A MP e suas respectivas emendas seguem agora para votação do Senado Federal. A COBAP estará novamente exercendo forte pressão respeitosa nos senadores para repetir o mesmo êxito obtido na Câmara dos Deputados.

Fonte: Cobap – http://www.cobap.org.br/