INSS já aposenta pela fórmula 85/95

VALOR INTEGRAL | Correio da Bahia – O órgão informou que o sistema que usa a nova fórmula para calcular a aposentadoria está disponível nas agências desde a sexta-feira (17/07), cerca de um mês depois de a mudança entrar em vigor pela Medida Provisória 676.

A opção pela fórmula 85/95, ao invés do fator previdenciário, permite trocar o pagamento de um valor menor, por 100% do benefício, para quem atingir a pontuação mínima exigida (85 para mulheres e 95 para os homens, valor da soma da idade com o tempo de contribuição).

Segundo o INSS, para pedir o benefício integral é preciso agendar pelo telefone 135 ou pela internet, o requerimento de aposentadoria por tempo de contribuição. “A análise de em qual regra o segurado se enquadra (85/95 ou aplicação do fator previdenciário) será feita no momento do atendimento”, disse o INSS ao site. Quem pediu a aposentadoria integral depois de 18 de junho (quando a MP passou a vigorar) e optou pela regra 85/95 terá o benefício revisado. O órgão falou que não há previsão de quando será feita a revisão.

A partir de 2017, até 2022, a fórmula 85/95 será acrescida de 1 ponto, em diferentes datas, até atingir 90/100, desta forma, atrasando o acesso ao benefício integral.

Fonte: Sindicato Nacional dos Aposentados: http://www.sindicatodosaposentados.org.br/noticias