Maurício Oliveira e Lívia Rospantini
O governo deu início aos debates sobre a implantação da idade mínima para a concessão das aposentadorias, porém até o momento entidades legítimas representantes dos aposentados, como a COBAP, não foram convocadas.
Para a COBAP tal fato descaracteriza a democracia do debate, tendo em vista seu posicionamento contrário a qualquer mudança nas regras da Previdência Social que venham a prejudicar os trabalhadores, posicionamento esse que desagrada o governo.
A implantação da idade mínima vai prejudicar todos aqueles que começam a trabalhar mais cedo. Esses trabalhadores pagarão a conta da crise fiscal do Governo e contribuirão por mais tempo tendo em vista que vai aumentar a idade para a concessão da aposentadoria.
A desculpa virou clichê: Estão preocupados com o aumento do déficit da Previdência Social e, portanto, querem mais dinheiro das contribuições previdenciárias. Acontece que a Previdência é permanentemente desfalcada por medidas equivocadas de política econômica, tais como a desoneração da folha, a DRU, a sonegação e o total descaso em relação aos não pagadores da Previdência, o que gera um rombo financeiro no INSS que prejudica sua estabilidade.
Debate sim! A COBAP exige participação!
Fonte: COBAP – http://www.cobap.org.br/lenoticia.asp?id=57997