Propostas do Senador Renan Calheiros representam uma afronta aos brasileiros

Das 27 propostas apresentadas pelo Sr. Senador Renan Calheiros ao governo Dilma Rousseff, por meio do Ministro Joaquim Levy, para enfrentar a crise econômica que atravessa o país, duas causaram indignação e revolta aos aposentados, pensionistas e idosos brasileiros.

Uma proposta trata da nefasta ideia de estabelecer a idade mínima às aposentadorias. Iniciativa absurda, já que o fato do brasileiro ter ampliado a expectativa de vida, não necessariamente implica que se encontre em plenas condições para exercer determinas atividades laborais. Dentre tantos problemas, privilegia os mais abastados, que ingressam tardiamente no mercado de trabalho.

Outra proposta, não menos surreal e cruel, é sobretaxar os serviços públicos na área da Saúde (SUS). O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos compreende essa apresentação como uma forma velada de iniciar um processo de privatização da saúde pública, compactuando com os interesses do mercado financeiro e dos grandes planos de saúde.

Se o país está em recessão, não são estas as causas e muito menos culpa dos aposentados e pensionistas. Assim como o ajuste fiscal não deve ser incidido à Previdência Social. Reafirmamos nossa posição contrária a todas tentativas de desmantelar as conquistas da classe trabalhadora.

Carlos Andreu Ortiz                                João Batista Inocenti

Presidente                                       Presidente licenciado